Terça-feira, 19 de Dezembro de 2006
Banca, finalmente




O sector bancário tem permanecido à margem do movimento de reforço da regulação comercial. O Banco de Portugal tem-se resguardado numa leitura altamente conservadora da lei para nada fazer

Arredondamentos abusivos de taxas de juro, diferentes formas de cálculo aplicadas a depósitos e a empréstimos, cobrança de novas comissões bancárias sem pré-aviso dos clientes, preços demasiado elevados nalguns serviços, entraves financeiros e legais que impedem os clientes de trocar de banco e limitam a concorrência. São muitas, demasiadas, as queixas que são feitas às práticas comerciais dos bancos.
Em comum, duas características: todas contribuem para aumentar as receitas e a rentabilidade das instituições e têm sido olhadas com absoluta indiferença por governos e pelo Banco de Portugal.
O país deu um enorme salto na última década na área da regulação independente, ganhando uma série de entidades sectoriais que, com maior ou menor eficácia e desassombro, tentam fazer o equilíbrio entre os interesses dos accionistas das empresas e os direitos dos consumidores. É assim na energia e nas telecomunicações, no mercado de capitais e no sector imobiliário, na saúde e na comunicação social.
Mas os bancos sempre permaneceram à margem deste movimento. O Banco de Portugal resguarda-se numa leitura altamente conservadora da lei para nada fazer. Sempre muito preocupados com a saúde financeira dos bancos, Vítor Constâncio e os seus colegas da administração do banco central mostram horror a tudo aquilo que possa beliscar a imagem do sector financeiro, independentemente das práticas abusivas que este possa exercer.
Nesse sentido, o Banco de Portugal comporta-se como o líder dos bancos comerciais, o primeiro entre iguais de um sector que gosta de ser olhado como sendo diferente. Confunde-se, por isso, com a própria Associação Portuguesa de Bancos. Não se conhece, por exemplo, o resultado de qualquer decisão que o banco central tenha tomado a favor de um cliente e contra um banco - será que os bancos nunca pecam? E nem as boas práticas de alguns países europeus parecem inspirar a entidade de supervisão. Dois exemplos: aqui ao lado, em Espanha, é o próprio banco central que, no seu site na Internet, permite a comparação directa das comissões e taxas cobradas por todos os bancos. É fácil perceber como isso ajuda os clientes a escolher ou mudar de banco e como pode ser um factor potenciador da concorrência.
E em Inglaterra, a entidade supervisora do sistema financeiro publica todas as penalizações impostas às entidades bancárias: nome, ilegalidade cometida e montante da multa são tornados públicos, numa saudável atitude de transparência e de dissuasão de novas práticas.
Esta é uma área onde Portugal ficou na Idade Média, contrastando com o nível de desenvolvimento comercial e tecnológico dos próprios bancos comerciais e com uma rede Multibanco que é das mais evoluídas do mundo.
Só podem saudar-se, por isso, as iniciativas do Governo no sentido de regular o arredondamento das taxas de juro e de, eventualmente, vir a obrigar o Banco de Portugal a divulgar a identidade das instituições alvo de penalizações.
Lamenta-se que não tenha sido o próprio banco central a avançar, sendo agora obrigado a responder a imposições externas. Mas é preciso não perder de vista que estes são passos ainda tímidos e iniciais em relação a sector que presta serviços que são tão básicos e essenciais como a água, a luz, a saúde ou a educação. A transparência e as boas práticas têm que ser compatíveis com esse estatuto.



publicado por psylva às 09:19
link do post | favorito

Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

Semear futuras crises

As ideias de Luís Filipe ...

Tufão imobiliário

Ordem, custos e esbanjame...

Política, ideias e pessoa...

HÁBITOS DE RICO E A ARTE ...

As reformas da Chrysler

O que resta da esquerda?

O Governo e a Igreja

Um estado menos “keynesia...

arquivos

Outubro 2007

Julho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

blogs SAPO
subscrever feeds