Segunda-feira, 10 de Julho de 2006
Nós precisamos de duas coisas: uma sociedade mais livre e mais favorável à iniciativa privada e boas instituições de justiça social.




O ”Roteiro para a Inclusão”, lançado pelo Presidente da República, é uma boa oportunidade para o país tomar conhecimento daquilo que é feito nesse capítulo, quer pelo Estado, quer pela sociedade civil. Mas é também uma excelente oportunidade para pensar - e só pensando bem podemos agir melhor.

A ideia de inclusão é a de que nenhum indivíduo deve ficar à margem por incapacidade do sistema social e dos próprios actores desse sistema, isto é, de todos nós. É claro que alguns indivíduos podem ficar à margem por escolha própria. Mas são casos muito raros. Em geral, mesmo aquela marginalização que parece voluntária é produto de uma exclusão social que foi sendo interiorizada ao longo da vida.

A inclusão pode ser operada por duas vias fundamentais: a via da justiça social e a via assistencial. Grande parte das pessoas confunde facilmente uma coisa com a outra. No entanto, elas são muito diferentes.

A inclusão pela justiça social tem a ver com aquilo a que costumamos chamar igualdade de oportunidades, assim como com a distribuição dos rendimentos e da riqueza. Mas ela também requer a existência de uma economia de mercado. Por seu turno, a inclusão pela assistência tem a ver com o sistema de seguros de risco social que o Estado cria, mas também com a acção da sociedade civil no apoio àqueles que, apesar de tudo, caem fora da rede assistencial pública. Vejamos agora melhor como estas duas formas de inclusão se distinguem e articulam.

A inclusão pela justiça social depende de determinados sistemas de regras ou instituições sociais que enquadram a nossa vida em sociedade. De entre essas instituições, as mais importantes são o sistema fiscal, a definição legal dos direitos reais, o sistema educativo e o sistema de cuidados de saúde. Estes sistemas permitem que quem nasceu pobre, ou até com especiais desvantagens físicas ou psíquicas, possa aceder a um número de oportunidades que a inexistência destes sistemas tornaria impossível. Estes sistemas permitem ainda, quando funcionam bem, diminuir as grandes disparidades de rendimento e de riqueza produzidas pela reprodução da desigualdade ao longo das gerações.

A inclusão pela justiça está também dependente da existência de mercados livres. Uma economia de mercado operante é uma condição básica da justiça. Por um lado, porque a economia de mercado é a única que funciona. Por outro lado, porque a liberdade económica que o mercado exige e proporciona é ela própria um primeiro passo no sentido da inclusão sistémica gerada por instituições justas. Em alguns aspectos, a liberdade económica é mesmo a mais inclusiva de todas estas instituições.

A inclusão pela assistência é outra coisa. Ela depende de uma rede de protecção dos riscos sociais, como a doença, a invalidez, o desemprego, etc. A maior parte das pessoas pensa que, quando se fala de justiça social, estamos a pensar neste tipo de prestações e que mais justiça social corresponde a um aumento deste tipo de ajudas e do seu montante. Isso é um erro.

A assistência providenciada pelo Estado - ou, quando este falha, pela caridade privada - é sem dúvida importante e não deve deixar de existir. Mas a multiplicação dos subsídios deste tipo não é uma solução para os problemas estruturais da injustiça. Assim, por exemplo, o rendimento mínimo criado em Portugal é uma medida assistencial que diminuiu a penosidade da pobreza para algumas famílias, mas não fez diminuir as taxas de pobreza. Em termos de justiça social o seu contributo é quase nulo.

Quando a inclusão pela justiça funciona bem, a sociedade é formada por cidadãos qualificados e independentes. Eles raramente precisarão que o Estado ou as organizações caritativas cuidem deles. Pelo contrário, quando, por exemplo, o sistema fiscal é tão ineficiente que obriga ao fim do mais justo dos impostos (o imposto sucessório) por incapacidade de cobrança, ou quando o sistema educativo é tão mau que leva à fuga dos filhos da classe média para escolas privadas e à consequente degradação das escolas públicas, então estão criadas as condições para a multiplicação futura dos mecanismos assistenciais.

É claro que uma sociedade decente e com as nossas tradições humanistas não pode tolerar a exclusão e deve assistir, por mecanismos públicos ou privados, aqueles que necessitam. Mas, como estratégia de longo prazo, não deve estar aí a nossa aposta. Nós precisamos de duas coisas: uma sociedade mais livre e mais favorável à iniciativa privada e boas instituições de justiça social. Se tivermos estas duas coisas, o braço assistencial poderá ser bem menos longo do que aquilo que é hoje em dia. Ele terá sido substituido pela prosperidade que os indivíduos ganham para si mesmos e pelos reequilíbrios espontâneos produzidos pelo funcionamento de instituições justas ao longo do tempo.


publicado por psylva às 13:26
link do post | favorito

Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

Semear futuras crises

As ideias de Luís Filipe ...

Tufão imobiliário

Ordem, custos e esbanjame...

Política, ideias e pessoa...

HÁBITOS DE RICO E A ARTE ...

As reformas da Chrysler

O que resta da esquerda?

O Governo e a Igreja

Um estado menos “keynesia...

arquivos

Outubro 2007

Julho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

blogs SAPO
subscrever feeds