Terça-feira, 7 de Setembro de 2004
Cigarros poluem mais do que escapes de alguns automóveis
Alguns motores de carros, como os ecodiesel, produzem menos "partículas contaminantes" num recinto fechado do que três cigarros a arder, durante 30 minutos. Medições feitas numa aldeia de Itália que vêm publicadas na revista e no site da Tobacco Control.
Foi uma experiência realizada numa garagem de 60 m3, um volume semelhante ao de muitas oficinas e escritórios - assinala o estudo coordenado pelo Prof G Invernizzi, de pneumologia, apoiado pela Società Italiana di Medicina Generale. Foi realizado numa aldeia italiana, Chiavenna, conhecida pelos seus baixos níveis de poluição.
O primeiro passo foi a medição dos níveis de partículas contaminantes na garagem, com a porta aberta e durante 40 minutos. A seguir foi posto a trabalhar um acrro com motor ecodiesel durante 30 minutos e procedeu-se a novas medições.
Reabertas portas e janelas durante quatro horas, para arejar, repetiu-se a experiência com três cigarros deixados queimar sucessivamente durante os mesmos 30 minutos. E foram feitas novas medições.
Destaque no referido estudo: "os três cigarros queimados nauqele ambiente foram capazes de produzir concentrações de partículas contaminantes até 10 vezes maiores do que as emitidas pelo motor a trabalhar".
Ressalta também o estudo os perigos do chamado fumo passivo: "a alta exposição às partículas contaminantes pode causar a curto prazo transtornos respiratórios, com poucos sintomas, em pessoas não fumadoras".
E poderá ser a percepção destes perigos do fumo passivo que está a fazer da recente proibição irlandesa de se fumar em bares, restaurantes, locais de trabalho, recintos fechados em geral, um imenso sucesso.