Terça-feira, 19 de Dezembro de 2006
A patética actividade de promoção
Agora, que se aproxima o Orçamento do Estado, é bom saber que existe uma actividade que, mais que todas, absorve os recursos nacionais: a promoção. A maioria dos institutos públicos, repartições e subsídios destinam-se apenas à promoção. Nada suga tanto o dinheiro dos nossos impostos como ela.

Que é que se promove? Isso é fácil: tudo. Promove-se o emprego, o crescimento e a tecnologia. Mas também se promovem a renda de bilros, a plantação de beterrabas e a vida sexual saudável. Incentivam-se o vale do Ave, o teatro de intervenção e a condição feminina. Apoiam--se as energias renováveis, o lince da Malcata, a cultura moçárabe e a alimentação racional. As promoções mais importantes são as mais abstractas: qualidade, paz, bem-estar.

Como é que se promovem essas coisas? Isso também é fácil: gastando milhões. Muitos milhões, mesmo. Se fossem eliminadas as despesas de promoção, não só se eliminava o défice, mas dezenas de organismos e muitos ministérios também seriam totalmente eli- minados.

Mas como é que esses milhões promovem essas coisas? Bem, há muitas maneiras. Esferográficas, porta-chaves, blocos, bonés e camisolas são das mais frequentes. Ultimamente os tapetes para rato de computador tornaram-se muito populares. Nunca sentiram a protecção civil ou os cuidados paliativos a serem promovidos ao esfregarem o rato no tapete? Nunca viram o enorme incentivo que dão à camada de ozono ou ao turismo de qualidade quando penduram as chaves nas fitas coloridas?

Outra forma muito utilizada são os estudos. Faz-se uma comissão que conduz um estudo, sempre vasto e profundo, da terrível situação actual. No final há uma sessão pública, que corre sempre muito bem, e o estudo é cuidadosamente guardado em gavetas especiais que há nos gabinetes do Estado para esse efeito. Um dia, alguns desses estudos vão mesmo servir de base a novos estudos de novas comissões.

Mas a melhor forma de promover qualquer coisa é realizar colóquios, encontros, simpósios e certames. Ah! E também é bom publicar revistas. Muitas revistas, boletins, sites e newsletters, com textos que ninguém lê e fotografias dos promotores. Aí é que as coisas são mesmo promovidas! Os reputados especialistas escrevem ou dizem as suas comunicações e sente-se logo o insucesso escolar a retroceder, a violência doméstica a acalmar, as doenças cardíacas a melhorarem. Ultimamente, o colóquio atingiu a forma definitiva de promoção: o convidado estrangeiro. Fica um pouco mais caro, mas vale mesmo a pena. É sempre um homem sorridente com casaco aos quadrados e gravata de malha, ou uma mulher alta e forte com vestido escuro e sapatos práticos. Então é que o alcoolismo se cura, as zonas degradadas florescem, a sociedade fica igualitária, justa, dinâmica, feliz!

A promoção tem uma outra característica importante: quanto mais se faz mais tem de ser feita. Após anos de esforços e grandes sucessos na promoção do meio ambiente, da qualidade dos transportes e da igualdade de géneros, espíritos tacanhos esperariam que se gastasse um pouco menos nisso. Mas não. Gasta-se cada vez mais, porque é urgente promover essas coisas.

Alguns maldosos acham até que esta coisa da promoção é um enorme desperdício ou, pior, uma forma de uma multidão de parasitas viver à custa do dinheiro dos pobres, fingindo revolver problemas insolúveis. Mas esses não entendem a questão. É verdade que grande parte da promoção é só tralhas e tretas que nada solucionam, que repetem sempre os mesmos chavões a custos explosivos. Mas estas críticas esquecem o centro da questão: o drama da impotência.

Vivemos num tempo em que toda a gente acha que o Estado serve para resolver todos os problemas. Para tudo tem de haver uma política, lei, programa. Depois, como a vida real é dificil, e quem realmente lida com ela são as pessoas e a sociedade, os poderes públicos enfrentam a terrível situação de serem responsáveis por algo que lhes escapa. Alguns têm a ilusão de poder, outros já perceberam a tolice da circunstância, mas todos serão crucificados se não fizerem nada. Daí esta intensa actividade de promoção. No final, os problemas ficam na mesma, mas gastou-se muito dinheiro, os responsáveis mostraram-se dinâmicos e interessados e o público ficou consolado. E, quem sabe, até pode ser que as pessoas acabem, finalmente, por tratar do problema em suas casas. Talvez se decidam a fazer o que devem, em vez de descarregarem as culpas sobre o pobre Estado.






publicado por psylva às 09:06
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

Semear futuras crises

As ideias de Luís Filipe ...

Tufão imobiliário

Ordem, custos e esbanjame...

Política, ideias e pessoa...

HÁBITOS DE RICO E A ARTE ...

As reformas da Chrysler

O que resta da esquerda?

O Governo e a Igreja

Um estado menos “keynesia...

arquivos

Outubro 2007

Julho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

blogs SAPO
subscrever feeds